

E-mail:rakaama@vetorial.net



Não cai uma folha de uma árvore sem que Deus queira, é uma frase antiga, empoeirada e cheia de teias de aranha, mas verdadeira.
Com um controle único e imparcial.
Um Deus único, polarizado e trino em sua manifestação.
Esse é o desejo de todos com um pouco de discernimento.
Não precisa haver interferência se tudo pode ser conduzido pelo livre arbítrio.
Daí a suas conseqüências, bem, é outro departamento.

O inverno entrou sem deixar o outono se despedir, já que tradicionalmente teríamos o veranico de maio que pode ser até fins de junho, são pelo menos 10 a 17 dias de calor, teríamos, pois o junho entrou e se despede muito frio, passando para julho com temperaturas abaixo de zero ou com sensação térmica de tal na região sul do Brasil, principalmente na querência de São Pedro.
Por falar em são Pedro ele encerra as festividades de junho. Calendário tradicional em termos culturais e religiosos.
Não apenas para a Igreja católica, pois acredito que ela é que menos festeje, a menos que consiga tirar "algum" em cima da ocasião, pois fora disso não existe interesse em estimular o que eles chamam de paganismo.
Mas, mais absurdo que o ritual de comer seu próprio Deus como se fosse uma penitência,pior acreditar que a morte dele foi para salvar a humanidade de pecados...
Ora bolas que tenho eu a ver com os teus pecados e você com os meus??
E se morreu para isso não adiantou nada, aliás, acredito que piorou pois basta bater no peito e dizer que ..pequei por atos, gestos... por minha culpa, tão grande minha culpa, confesso, etc e tal...sai dali e viva a inquisição, morte aos judeus que mataram Jesus... atirem pedras nas bruxas e bruxos, na prostituta e vivas aos padres pedófilos, façam campanhas de solidariedade pois precisamos pagar advogados para comprar o silêncio de vítimas...

Pois é.Assim é.
Mas vivas ao meu nordeste querido, irmãos de caminhadas com os gaúchos.
Povo nobre, trabalhador, explorados. Viva as festa juninas, que diga de passagem, são PAGÃS.
Então viva o paganismo.
Pelo menos não é puteril carnavalesco. Sei que não rende muito dinheiro, não gera emprego e renda (que belo bordão), não lava dinheiro do tráFICO em Brasília para roubar dos adoradores de palhaço.
Nada pessoal Tiririca, mas que golpe baixo você ajudou a nos dar. Como dizer para uma criança que devemos estudar para ser alguém na vida, organizado, honesto, trabalhador??
Bem quem disse que deputado e outros cargos CC e outras letras o são...

Bem viva santo AntONHO, são JÃO e são PREdo.
Claro que isso é só delírio, chegUio a acreditar que trocaram minha ERVA mate.
Vou ficar quieto, pois não tenho direito a recusar se a erva for a TAR, pois senão serei processado por descriminação. PHÔ.

Karla senta ao meu lado, com ar de preocupação.
Desconsidero como se nada tivesse percebido ,coloco mais água na cuia e vou sorvendo lentamente meu chimarrão a modo de esquentar as tripas e acomodar as lombrigas.
Sei qual o seu dilema e aproveito que Jarbas esta entrando para o grupo agora, oriundo de uma casa que infelizmente colocou ogó na tronqueira.
Quando um caminhante tem dúvida de procedimento quando da troca de casa religiosa ou de nação sempre defendo a idéia que mesmo que seja na mesma casa ou com a mesma mão da troca de nação ou uma adaptação de alguma entidade que reina em uma nação e não em outra, devemos continuar até um período determinado mantendo obrigações, agrados ,oferendas e rituais idênticos o que eram feitos, principalmente se fazem mais de sete anos que os axés mantinham uma 'certa' rotina,e com essa rotina as entidades que servem de intermediários criaram um vínculo.
Romper esse vínculo seria danoso para as entidades e acredito que para o elemento humano que perderia de maneira brusca uma ligação que passaria a ser diferente sem ele próprio,o homem ,estar adequado.Toda e qualquer transformação,mudança requer não apenas preparação,mas também um periodo de adaptação e consolidação dos elementos para que possam então agirem de maneira UNA.
Com essa maneira de encarar as situações o ideal é servir e manter as entidades antigas por assim dizer e o tratamento natural das novas.
Esperar que lentamente elas se mesclem e determinar então ,a organização melhor para o elemento,esquecendo regras antigas ou vaidades atuais.

Miriam chega do jeito estabanado dela ,interrompe ,pede desculpas, mas não para de falar.
Não tem outro remédio é parar tudo e dar atenção a ela e depois, dar uma "chiUchizada" básica.
Quer fazer um ebó para agradar seu EXU TRABALHADOR e sua POMBA-GIRA para manter seu homem ligado só nela.
PARA MULHER MANTER SEU HOMEM .
PARA AFASTAR MULHER QUE QUER SEU HOMEM.
MATERIAL :
-8 BIFES DE LAGARTO.
-3 QUALIDADES DE PIMENTA MOIDA.
-1 PRATO.
-1 TIGELA REFRATÁRIA COM TAMPA.
-SAL,ALHO,COMINHO.
-7 FOLHAS DE ALFACE.
-MEL.
-1 PUNHADO DE PIPOCA.
-FARINHA DE MANDIOCA.
-AZEITE-DE-DENDÊ.
-1 TIGELA PEQUENA.
-SINAL DOS DESAFETOS.
- 10 VELA VERMELHA.
-5 VELA VERMELHA E PRETA.
PROCEDIMENTO :
Faça uma farofa crua de farinha de mandioca e dendê.
Misture um pouco de cada uma das pimentas na farofa e reserve.
Corte 8 bifes de carne de rês,do tatu ou do lagarto.
Tempere bem com sal,alho,cominho,e reserve.
Forre o prato com as folhas de alface, lavadas e secas e coloque a farofa.
Coloque 7 bifes no refratário e deixe do lado 1 bife.
Em seu peji ou em local reservado, acenda 1 vela vermelha e ofereça a BARÁ BI.
Acenda 1 vela vermelha e preta para EXU ZÉ PELINTRA .
Acenda uma vela vermelha e ofereça a MARIA QUITÉRIA.
Faça um triângulo com as velas e deixe o prato com as alfaces no centro.
Coloque a tigelinha ou copo pequeno contendo os sinais. Coloque o resto da pimenta, dendê e entregue as BARÁ BI,
EXU ZÉ PELINTRA e MARIA QUITÉRIA.
Passe no seu corpo o bife separado, mentalizando o seu amor, principalmente nas partes genitais, estimule-se o máximo e após coloque esse bife ao lado do pote com os sinais entregue a seu ZÉ e diga a ele que se ele quer os sete bifes temperados, ao lado ele, tem que executar o axé que lhe foi solicitado.
Derrame mel na borda do prato em cima das folhas de alface.
Enfeite com pipocas.
Repita essa operação de segunda a sexta-feira.
Coloque a cada dia os bifes na geladeira e retire quando fizer os axés sempre no mesmo horário. Deixe a tigela aberta até terminar a vela.
Os sete bifes só serão entregues na sexta-feira.
Não passe o que usou no primeiro axé novamente em seu corpo, proceda apenas com as mentalizações.

Retorno a conversa que eram entre 4 pessoas agora são mais de 13...
..devemos em todos os casos nos preocupar primeiramente com a entidade BARÁ, mesmo que em algumas nações, nomes e alguns "melindres' da entidade BARÁ, possam ter algum ponto de diferença, mas acreditar que seria energia outra, ou pior, acreditar que para determinada nação ele seja mais ou menos poderoso seria o mesmo que, creditar tudo de belo e bonito a OXALÁ e tudo que não presta a BARÁ, conhecemos religiões que colocam um elemento com tudo de bom e um desprezível. Tô fora!!!
Observando a igreja Católica que coloca JESUS como elemento central, mais poderoso que o próprio PAI ESPIRITUAL dele, que para mim deveria ser o mesmo o meu.
Acreditando em algo diferente seria acreditar em um deus separatista, racista, etc...bem Jesus é mais importante mas se observarmos um pouco mais verificamos que os cultos na maioria das vezes são para MARIA, a MAIA, e acredite, ela tem mais devotos que ele ,mesmo dentro da igreja de Roma.

Pois dentro dessa linha de pensamento não aceito que o BARÁ de uma nação seja para o mal e para outra nação ele, seja para o bem.
A bem da verdade não existe entidade má, existem como sempre foi: homens e mulheres sem noção.
Até por que o critério de bem e mal tem que ser melhor avaliado antes de ser rotulado.
Por favor, rotulem os homens e não as entidades.

A importância dele para determinadas tribos, aldeias na ÁFRICA é concebível pelo estado em que viviam socialmente, culturalmente espoliados.
Portanto e resumindo: devemos tratar BARÁ da maneira que deveria ser tratado na nação anterior ou adaptar ele, SE não for tratado de uma maneira equilibrada entre a nação anterior e a atual. Se não existe troca de nação e apenas quer cultua-lo de maneira mais destacada,basta que o trate como os demais orixás,pois entre orixás não existe grau de inferioridade ou superioridade,mas sim e principalmente a organização visando o EQUILIBRIO.
Não importa que faz, tem é que ser feito.
Sabemos e todas as nações conhecem as oferendas e algumas são idênticas e outras são únicas apenas trocando alguns detalhes visando a adequação cultural.
BARÁ tem que ser servido SEMPRE em primeiro, portanto toda primeira segunda feira, e, toda sexta feira que seja inicio de mês temos que agradar BARÁ.
Na segunda-feira AGELÚ e na sexta os OLODÊS.
Aconselho também que na quarta-feira faça-se axé para BARÁ, pois ele esta lado a lado com a família da quarta-feira e com isso organizaria a situação de perca e ganho financeiro bem como o equilíbrio fundamentado na saúde física e espiritual.
Mariano pergunta se quem não tem peji pode agradar as entidades, pois sempre lê e escuta eu falar: em seu peji ou em local reservado... pois esta aí, se não tem peji, institua um cantinho só para isso, consagre-o e vamos trabalhar.
Não é pela falta de uma bota nova que o pião não vai para a campanha.
Voltando... não vejo necessidade que se tenha um assentamento para agradar, até por que em todas as religiões existem locais específicos para os rituais de oração e agrados, mas não que dizer que não possam ser feitos em outros locais que não os templos, basta que estejamos em perfeita sintonia com as entidades e com os objetivos.
Vinculados em pensamento.
Maneca levanta o braço e eu respeitando seus cabelos brancos lhe dou cancha...
-Não tenho os cânticos, as orações, ou seja, não sei como evocar o BARÁ, e demais entidades quando do oferecimento que vou dar.
Pois é Maneca, eu, você e os demais caminhantes quando prestamos homenagem, através de comida, prece, reza, vela ou de outra maneira usando a energia DO CORAÇÃO, as entidades entendem perfeitamente o que desejamos e a quem queremos homenagear, pedir, agradecer ou até trocar energias.
Sim existem as rezas, orikis, para evocar as entidades em linguagem áfrica... mas veja bem de que adianta você recitar o que não entende??? Se já colocamos que acreditamos que as entidades que recebem em nos DE são almas em evolução vinculadas as entidades e nós, logicamente que essas entidades entendem nossa linguagem, portanto serve como nosso tradutor.
Preocupar-se em aprender as rezas em africano é o mesmo que esse governo de M, esta fazendo.. fale tudo que idioma menos o nosso português.
Como sempre digo a todos que servir entidades não começa quando acende a vela e entrega o ebó.

Começa sim, principalmente quando você decide entregar a entidade uma oferenda, independente do caráter que ela tenha. Quando você começa a comprar, separar os materiais.
Cortar, cozinhar, montar, bem, com certeza a entidade esta só esperando para determinar qual subordinado vai cravar estaca, colocar sua bandeira, como costumo dizer, pois é normal ele ver o que damos e sair.
Deixando seu subordinado que necessita ainda por estar preso a determinados costumes que tinha em terra, frente a frente com o ebó, renovando suas energias para cumprir novas missões ou por ter já cumprido, renovada a energia para estar pronto para novo aprendizado e contando ponto na escalada de evolução espiritual. Trabalho é o único caminho.
Também teríamos a alternativa de despachar sem arriar.
Dessa maneira ao meu modo de ver perderia em qualidade de troca de axé, bem como as demais entidades, recebem seus ebós também no tempo.
Convém que ressalte MEU ponto de vista, que sei que muitos outros concordam com ele, mas que gera polêmica, é o fato de simplesmente despachar não dá o devido tempo para as entidades se reorganizarem ,acredito ser de mais serventia para equilíbrio que se arreie e depois despache, mas se não houver alternativa,quando estiver executando use de todo o coração na feitura do ebó e tente ao máximo contatar com as entidades.
Fuja um pouco das regras e de prioridade ao bom senso.

O frio castiga, o vento minuano sopra de maneira agressiva, Zunindo pelas frestas do barracão.
A gripe anda solta, é atchim para um lado .cof cof ou algo ao estilo para outro.
Mauricio é oriundo de Santa Catarina, da região que até hoje não recebeu ajuda explicitamente colocada na mídia quando do CATARINA.
Aqui no sul, Turuçu, São Lourenço, bem, continuam peliando sólito no más.
Frio, muito frio, além é claro da umidade, a chuva fina não dá trégua.
Me vejo na obrigação de aquecer a alma, do de mão na guampa e tomo um gole da cachaça em homenagem aos fogueteiros de plantão de ontem e de hoje, que em Brasília aquecem o corpo com notas de cem e cinqüenta reais, enchem suas cuecas.
Eles que só nos dão torpedos na...

É isso Mauricio, cada espécie de Bará. Exú, ou outra entidade tem seu próprio local de recebimento, tanto quando são agradados como quando recebem obrigações.
Como descrevi anteriormente, eu deixo arriado no chão sete dias e após esse período despacho.
Acredito que fazendo os ebós e deixando curiando, acendendo velas todos os dias e conversando com eles terei melhor proveito e ao despachar no mar não estarei agredindo as pessoas despachando em via pública, principalmente animais, bebidas, frutas, etc..
Também acredito que as entidades que recebem esses ebós são trabalhadores em evolução e vejo com bons olhos que eles comam e desfrutem das energias tendo meu carinho, e a tranqüilidade no ylê.
Quando é obrigação e sendo necessário ir ao tempo coloco os axés em locais distante de moradias, busco sempre campos desertos, beira de praia, matos limpos e que não ofereça perigo de incêndio.
Mas principalmente que consiga conversar com eles da mesma maneira que se o PAI clemente e misericordioso permitir e der condições CONVERSAREI COM VC, trocando idéias, falando sério e ao mesmo tempo descontraindo, converso com meus orixás SUPERIORES e seus subordinados como conversava com meus pais biológicos, e com meus filhos e minha esposa, com CARINHO, respeito, TROCANDO CONHECIMENTO e energia pelos laços do AMOR, sim, AMOR, pois embora possa ter outros nomes e não sei quais deveriam se aplicar, converso com as entidades quando as sinto junto a mim da mesma maneira que converso com um companheiro de caminhada que esteja encarnado.
Os locais de entrega, bem como os exus que fazem a ligações com as entidades tem seus locais de preferência, pelo carma que eles tem, por exemplo EXU DO LODO, entidade ligada a EXUMARE e OXUM, tem seu carma pesado, mas dar a ele em locais lamacentos seria o mesmo que dar um prato de comida ao lado de uma lixeira para um mendigo, não, não aceito, pois posso colocar o mendigo a comer ao meu lado na mesa, desde que a família não se sinta mal, ou vá faze-lo se sentir inferiorizado, melhor usar um meio termo e acredito no caso das entidades o meio termo ou o termo completo é no quarto santo,ele respeitando a regra da casa e dos orixás,aliás eles sempre respeitam e se existe quem não respeita SOMOS NÓS perdidos pela vaidade e outra coisas mais.

Antonieta da um "ok" para dizer que o mocotó esta pronto e a parte que foi retirada para oferecer as almas ligadas a NANÃ e OBALUAIÊ, esta separada para arriar.
Depois de arriado tiramos e Âgô e quem gosta entupa-se com as calorias dessa comida oriundas do tempo da escravatura, requintado prato em restaurantes de luxo.
Eu passo, não deixo meu churrasco.
E falando em almas de quarta-feira....
Vejo por acreditar que tudo esta em evolução, nisso as almas também entrariam na lista.
Almas de pessoas com determinado grau de evolução após desencarnarem e devidamente encaminhados para grupos afins passam a servir de intermediários entre os humanos e as entidades um grau acima deles, que também estarão sendo subordinadas por outra também um grau acima e sucessivamente, até,,,, que se perca no infinito das indagações e suposições.
Temos e verificamos que o BARÁ AGELU junto com determinadas OXUNS controlam as falanges denominadas SANTAS ALMAS dos SERVOS de MARIA, claro que sei que cheira muito a VATICANO, no entanto não DEVEMOS tirar por preconceito valores que sabidamente utilizamos e compartilhamos espaço.
Veja bem que essas entidades são compostas de pessoas que desencarnaram e que continuam na vida espiritual trabalhando em prol da sociedade e desnudas das regras dos homens gananciosos e vaidosos querendo desacreditar no que outros fazem de bem para dar créditos apenas a suas aberrações.
Sim e com certeza as almas evoluem, e em determinadas situações são denominadas culturalmente de EGUNS.
Agrada-los significa purifica-los, energizá-los e mante-los em atividades em prol da EVOLUÇÃO necessária. Nossa e da deles.
Carregar as baterias das entidades para que elas possam executar a tarefa que estão incumbidas no momento.
É muito falado na força no BARÁ AGELU, pois esta muito atrelado no sincretismo que infelizmente ainda estamos carregando e como anteriormente coloquei ele comanda energeticamente as almas que trabalham em legiões de auxilio, amparo e axés em várias áreas desde abre caminhos, consolo para o amor, mas também para emprego, dinheiro e auxilio saúde.
A versatilidade da energia em si é justamente pela abrangência que seus comandados podem atuar.
Quando agradamos uma entidade ORIXÁ ele com certeza por pertencer uma matriz primária que nos foge ao conhecimento não NECESSITA dos axés de alimentação, mas sim as entidades subalternas.
Entidades que apesar de algum esclarecimento, ainda estão vinculadas aos costumes de quando estava em corpo físico.
Aconselho sempre o agrado a OBALUAIÊ mantendo de maneira igual em quase todas as nações e o fato do vínculo dele com BARÁ não altera os axés, pois eles são uno quando se trata de VIDA.
BARÁ AGELU não apenas faz parceria e equilíbrio com OXUM mas também com IANSÃ e OBÁ, pois são entidades muito bem determinadas quanto as energias e suas finalidades.
Claro que AGELU por ser uma entidade bem mais equilibrada e, podemos dizer mais sociável e de grande conhecimento de sentimento humano, por estar a seu comando almas, que são humanas em evolução, portanto com determinado nível cultural e intelectual fazem que a vibração no seu campo seja mais amena e podemos dizer que parecida com uma água de rio, tranqüila mas atuante.
Seu movimento é equilibrado, estudado, não é por menos que o símbolo do AGELU é a CORUJA.
O conhecimento, paciência e da determinação.

Clotilde gosta de fazer oração sempre que entrega um axé.
Claro que são orações católicas ou do folclore regional,mas a eficácia esta na maneira que é executada,ou seja a fé.
Pede uma oração a são Pedro pois vai fazer seu axé na última sexta-feira de junho pois no dia 29 é comemorado o dia do santo na igreja católica e nós comemoramos Olodê sempre na sexta,principalmente na última sexta de cada mês.
SOLUÇÕES DE PROBLEMAS
MATERIAL :
-UM ALGUIDAR MÉDIO.
-TRÊS FOLHAS DE MAMONA.
-FARINHA DE MANDIOCA.
-AZEITE-DE-DENDÊ.
-APROXIMADAMENTE MEIO COPO DE CACHAÇA.
-SAL.
-SETE OVOS DE CASCA BRANCA.
-SETE PIMENTAS DA COSTA.
-SETE PEDAÇOS DE CARNE BOVINA CRUA.
-UMA BANDEIRA BRANCA.
- VELAS VERMELHA.
-1 BATATA INGLESA MACHO. .
- 1 ou mais VELAS BRANCA.
-7 VELAS VERMELHA.
- 1 PUNHADO DE CINZA VEGETAL.
PROCEDIMENTO :
Em seu peji ou em local reservado, acenda uma vela branca e ofereça a BARÁ LODÊ.
Lave e seque as folhas de mamona. Forre com elas o alguidar.
Misture a farinha com sal e um pouco e dendê. Ponha em uma metade do alguidar. Prepare outra farofa com farinha de mandioca e a cachaça e proceda como anteriormente.
Enfeite as farofas com os ovos cozidos e descascados, no centro do alguidar coloque a batata inglesa cozida e sem a casca.
Distribua os pedaços pequenos de carne que pode ser de segunda sem osso.
Polvilhe com cinza vegetal que pode ser de fogão a lenha ou lareira.
A cada dia arriado acenda uma vela branca e quando despachar acenda as vermelhas.

ORAÇÃO DAS TRÊS CHAVES DE SÃO PEDRO
São Pedro, Príncipe dos Apóstolos,
Vosso nome era Simão, que Jesus Cristo
mudou para Pedro, a fim de serdes
a pedra sobre a qual o Senhor iria
construir o templo da Fé.
Mudando Vosso nome, o Senhor
vos entregou as três chaves do segredos
e dos poderes, no céu e na terra,
dizendo-vos:
O que desligares da terra,
será desligado nos Céus.
São Pedro, Príncipe dos Apostolos,
a primeira chave é de ferro
abre e fecha as portas
da existência terena.
A segunda chave é de prata,
abre e fecha as portas
da sabedoria.
A terceira chave é de ouro
abre e fecha as portas
da vida eterna.
Com a primeira, abris a entrada
para a felicidade na terra;
com a segunda, abris a entrada
para o pórtico da ciência espiritual;
com a terceira, abris o Paraíso.
Fechai, glorioso Apóstolo mártir,
para mim, os caminhos do mal
e abri os do bem.
Desligai-me na terra para que
eu esteja desligado nos Céus.
Com a vossa chave de ferro,
abri as portas que se fecharem
diante de mim.
Com a vossa chave de prata,
iluminai meu espírito, para que
eu veja o bem e me afaste do mal.
Com a vossa chave de ouro,
descerrei as entradas da corte celestial,
quando o Senhor for servido chamar-me.
O que desligares na terra será desligado nos Céus,
o que ligares na terra será ligado nos Céus.
Glorioso São Pedro,
vós que sabeis de todos os segredos
dos Céus e da Terra, ouvi meu apelo
e atendei a prece que vos dirijo.
Assim Seja!
ESTA ORAÇÃO DESTINA-SE A SONHAR COM O QUE SE QUER SABER.

Meu Glorioso São Pedro
Apóstolo de meu senhor Jesus Cristo,
Confessor da virgem maria.
Meu glorioso São Pedro, vós quando
pelo mar vermelho passaste
ouviste um galo cantare uma
voz por vós chamar.
Pedro..., Pedro..., Pedro...,
Recebe estas chaves que te enviaram.
Pois meu Glorioso São Pedro
assim como estas palavras foram
ditas e ouvidas, assim eu quero que me mostres em sonhos o que desejo ver, visível e bem visível
[ Neste momento faz-se o pedido do que se deseja ver ]

ROSÁRIO APRESSADO DE SÃO PEDRO
Esta oração destina-se a qualquer caso.
No lugar do Pai nosso, reza-se:
Lagedo de pedra andaste,
lagedo de pedra sentaste,
lagedo de pedra choraste.
Veio um anjo do senhor e disse:
Pedro, Pedro, Pedro,
Deus está te perdoando
pelo amor que ten a Deus
pelo amor que Deus te tem.
Mostrai-me por ruas correntes, voz
de pecador, ou boca de inocente.
[ Neste momento faz-se o pedido que se quer alcançar ]
Pelo amor que tens a Deus
Pelo amor que Deus te tem,
mostrai-me em nome de Deus, Já, Já, Já;
No lugar das ave marias, reza-se:
Pelo amor que Deus te tem
Pelo amor que tens a Deus.
Muito bem, a erva já esta lavada, a bóia esta sendo servida,vamos as armas.
Atéééé derrepente!!!









E-mail:rakaama@vetorial.net

seus blogs sao os melhoresssssssssssss....!!!
ResponderExcluir