Atendimento

Atendimento



Confira as melhores mensagens de bem vindo:
[red]***[/red]

sexta-feira, 26 de abril de 2013

DESCANSAR SIM, DESISTIR JAMAIS.










DESCANÇAR SIM, DESISITIR JAMAIS.





A idade chega e o corpo não respeita mais o cérebro, mas como bom teimoso, e isso sei que sou...vamo que vamo...
A cerração esta castigando, queimando as folhas das flores, a primeira a sentir são as hortênsias.
O sol não deu sua graça e quando aparecer com seu fulgor a umidade vai se fazer sentir pior.
Cevo meu amargo a despacito no mas.
Pressa? Pra que, se não vou a lugar algum...
Ando devagar porque já tive pressa, sim, por que deixava a ansiedade tomar conta, hoje com os cabelos branquiados sei que na realidade desperdicei o tempo me preocupando querendo chegar antes.
Consigo sorrir para os problemas, meus, e só.
Jamais faria isso na frente de alguém, no mínimo me chamaria de loco, ou se o problema fosse dele, imagine, iria se sentir ofendido.
Mas levo esse sorriso, matreiro, muleque. Sabe por que?
Porque já chorei demais, e, não me envergonho disso.
Hoje me sinto mais forte, tenho na minha mala de garupa mais certeza que dúvidas.
Portanto sou mais calmo e em consequência mais feliz.
Quando meu olhar se perde no vazio podes acreditar que eu estou a indagar o infinito,pois percebo em relance que nada sei,materializo a certeza de que muito pouco conheço,e muito tenho que aprender. 
É preciso amor por si e pelos outros para realizar.
É preciso que a consciência esteja  em paz profunda
para sentir alegria de servir.
É preciso não mexer na semente para ela germinar.
É preciso entendimento para seguir em frente pela  estrada da vida, caminhante!!!
Eu, do fundo do meu coração sem modéstia, sinto grande orgulho de ser o que eu sou.
Não tenho nada a me envergonhar, claro, que talvez algumas situações não teria sido parte de minha vida, outras talvez tivesse sido tijolos em minha construção, ou não.


Outras virariam cascalho que se  tivessem sido lapidadas talvez não machucariam meus pés e suavisariam meu caminho...mas isso é talvez, conjectura, devaneios, como dizem meus netos: ratiação, meu!!!
Não vou dizer que seja fácil, e que nunca me tenha dado vontade de desistir, mas tenho a certeza de que sempre valeu e vale a pena continuar.
A  poesia popular coloca com sabedoria que quando acreditamos que sabemos as respostas vem o vento do destino e apaga. Mas Ifá escreve novamente.
Se fosse desistir por causa de pequenas frustrações, bem deveria  desistir da vida ...
Os pardais que estavam fazendo arruaça se dissiparam com os movimentos de passos apressados em minha direção.
Dizem que o pardal não é daqui, segunda lenda muito popular na fronteira do estado, onde o pardal é também conhecido como gorrião, lenda espraiada por Antonio Augusto Fagundes pelos quatro costados, que foi Assis Brasil quem teve a péssima idéia de trazer este bicho excomungado das europas.

Magrela me chega na barraca com os olhos no fundo, pelo jeito foi uma péssima noite...
-Oieeeeee!! Tudo bem?
Não sei se respondo ou se continuo examinando aqueles olhos negros e afundados em uma cara magra e sem brilho...
-Eu sei que tu não é meu pai de Santo como tu é da mãe, e eu nem tenho um, eu nunca fui de religião e talvez tu nem simpatize comigo, mas eu estou precisando que alguém me de um auxílio e eu não conheço mais ninguém que trabalhe com religião que me passe credibilidade, aí lembrei de ti, além de tu me conhecer desde criança.
Desde que a vó internou o ano passado e acabou falecendo as coisas não foram mais fáceis para mim, eu tenho medo que um dia meus tios venham querer direito sobre a casa dos pais deles, tenho lutado para tentar comprar uma casa pra mim mas por mais que eu reze, peça, parece que é inacessível.
De uns tempos pra cá as coisas no meu serviço estão ruins, antes eu adorava trabalhar lá, hoje eu só vou trabalhar por que preciso de dinheiro no final do mês.
Agora aconteceu tudo isso com a mãe, eu nunca fui próxima dela e nem ela de mim, mas nós nos aproximamos bastante ano passado, eu achei que como só ficou ela, eu poderia contar com ela, mas agora com isso tudo eu vi que era só ilusão, ela não gosta de mim, ela tem carinho por mim mas não é carinho de mãe é carinho de amiga, irmã. Mesmo contudo que o namorado dela  fez, ela vive para ele e tem a vida dela, parece ciúmes mas não é, agora não quero mais comprar a casa usando o fundo de garantia dela, eu me chatiei tanto com ela que preferi parar de falar com ela por que me magoa.
Eu me sinto sozinha, sem rumo, sem saber o que faço, eu tenho namorado sinto que ele é a pessoa certa pra mim e eu gosto muito dele, mesmo sabendo que ele também gosta de mim ele é temperamental, impulsivo,  tenho medo das decisões e atitudes dele.
Por tudo isso parece até que fizeram trabalho pra mim, falando assim parece que to dando uma de coitadinha, mas é que agora parece que eu não tenho onde me apoiar e isso me deixa sem saber o que fazer.
Eu pedi pra mãe marcar pra vir colocar os búzios contigo, mas demorava muito e eu acabei não vindo.
Te peço para não contar nada disso para a mãe, e se tu ver uma maneira de me ajudar ou algo que eu possa fazer me passa e se tu acha que as coisas são assim mesmo e com o tempo tudo vai se encaminhar, fica tranquilo para me falar.

Entrou a moda louca, mas já mais calma quando terminou de falar, dando-me condições de organiza-la.
Infelizmente as pessoas querem as coisas para sí no seu próprio tempo, mas não se dão de conta que nunca percebem quem anda com elas.
Valorizar as pessoas que fazem parte do dia a dia, partilhar e não apenas tirar ou apenas dar.
Não, eu não estou falando em bens materiais apenas.
Estou falando em bens com valores maiores.
Refiro-me a um bom dia! Dormiu bem? Como foi teu dia?Um beijo no rosto.
O que vamos fazer? Ao contrário do que tu vai fazer?... ou, o que queres que eu faça? Na harmonia familiar, social Dividir é Somar, sim dividir esforço com alguém para melhorar o desempenho.
Simples assim.
Quem insiste em ver a vida em preto e branco não tem como conseguir achar valor, beleza no arco iris. Vai simplesmente criticar a  chuva.
No caso em questão, minha filha, continuei... quero te lembrar que teus caminhos tinham sido amarrados a muito tempo atrás.Tuas  entidades estavam com a energia fraca, mas a tua preocupação era só namorar.

Queria que o santo te desse namorado, não te preocupavas com as energias em desequilíbrio.
Não posso te obrigar e nem devo induzir, apenas esclarecer e te coloquei a realidade.
Dentro do que pude, embora afastada da casa eu coloquei você no peji, e  alertei, pois embora não surja efeito ou não tenhas notado em determinado momento aconteceram situações que conseguisse êxito mesmo sem entender.
As forças atuaram, mas claro que não conseguiram se manter, mas isso dependia de você fazer a escolha, e eu respeitar.
Mas com certeza vou me debruçar sobre o problema e pedi ao PAI clemente e misericordioso te de ombros fortes para carregar teus fardos.
Antes de sair da vista dos meus olhos, não esqueça: o sofrimento ajuda a conhecermos a nós mesmos .


A rotina segue, nesse veranico de abril.
O vento suave traz consigo o cheiro da relva úmida.
O sereno é forte durante a noite e a serração vai até bem próximo das nove horas.
Muita umidade.
Recomeço meu chimarrão...amargo sorvo da vida.
Entre um gole e outro “relembro” a prosa que tive com a Fá.
Vejamos...disse ela...

-Não chega a ser uma   aflição, mas, uma, interrogação que me aguça o pensamento, nós temos inúmeras reencarnações passadas, e por mais que tenhamos evoluído, acredito que na nossa caderneta de débitos sempre temos inúmeras contas ainda à pagar.
E não é à toa que ao reencarnarmos de novo tentemos resgatar estes débitos ou dependendo das circunstâncias até piora-los.

Lembro a ela que  temos também créditos.

-Acho injusto esta cobrança da família  espiritual (Abikus) em voltar, já que esta seria uma oportunidade de resgate e que temos a certeza não de quando, mas, de que temos que voltar um dia.
Porque os Abikus não perdoam?

Minha filha...A raiva, o sofrimento acumulado é muito maior, e eles incidem em vingança, claro que estimulados por entidades  erus,que estão enraizados no mal e usam do sofrimento alheio para aumentar seus exércitos.

-A líder espiritual Abiku dificilmente aceita que fiquemos? Se Abikus são espíritos que em sua evolução ainda não reconhece a nobreza do perdão, porém, ninguém é todo ruim e dificilmente todo bom?

Exato, minha filha, com certeza muitos conseguem não apenas ficar encarnado como após trabalhar em favor dos Abikus  que desejam ser salvos.

-Mas o autor que escreveu pela primeira no Brasil sobre Abikus foi mal interpretado no sentido de tornar quase uma totalidade de pensamento  de  todos dizerem que Abikus é sinônimo do mal.

Discordo. Abiku ,não é sinônimo de mal,mas sim entidade que desconhece o valor do perdão pelo sofrimento brutal que tenham sofrido,e ,que "amigos" espirituais fazendo-os lembrar diariamente.

-Conheci em 2000 um africano, que perdi o contato, do Sudão que ele tinha marcas no rosto, cicatrizes que no meu pre-conceito pensei até que era ex-presidiário que tinha sido molestado, perguntei-lhe o que tinha sido aquilo e na época ele me informou que tinha sido a feiticeira (sacerdote respeitada) da tribo de origem dele que tinha feito um ritual quando criança e o cortou para que o mal não o perseguisse, na época ficou por aí estas informações e eu  fiquei com a ideia que aquilo era fruto da ignorância de um povo pobre (porque nos incutem culturalmente aqui no ocidente que somos superiores em nossa pseudo escolaridade dos demais irmãos africanos) mas, hoje acredito que ele era um abiku e um primo que morava com ele também e para ilustrar tinham uma vida bem atribulada, mas conseguiam administrar.

Sabe minha filha eu acredito que na  realidade os métodos é que diferem pelo nível cultural, mas os rituais com sacrifício humano, animal e o próprio ainda é comum em muitos lugares do mundo todo, e não só nos países africanos, mas em religiões das mais diversas, podemos citar o caso da Opus Day, da "gloriosa igreja católica.

-Então fico me perguntando:Nós Abikus somos seres com características diferentes ou somos do mal, amaldiçoados?

Nem uma e nem outra. Na minha opinião a maldição não existe, o que existe é uma fuga momentânea do caminho tranquilo, fazendo parte da justiça divina, cobrar e ser cobrado, pois ao mesmo tempo que cobra a força acaba por criar mais dívida, portanto é um agiota, e não um cobrador de dividendos, mas a realidade é que se existe uma justiça divina, também tem a misericórdia divina.
Portanto, equilíbrio.

-Solução é palavra banida do dicionario Abiku?

Jamais. Não acredito em nada definitivo no mundo espiritual. O que é virtuoso hoje pode ser pecado amanhã.
O bem e o mau andam de mãos dadas, ou mão esquerda e direita de um mesmo corpo.

-Somos seres definitivamente vistos como a representação do mal?

Não, antes de pensar em um abiku como mau, devemos, então encara-lo como uma vítima.

-E onde fica nossa parcela de evolução através do livre arbítrio que se diz ter para todo espirito?

Tenho certeza que é uma questão de  escolha e tempo.

-Temos que voltar sempre e ficar preso a uma realidade estagnada? Ou de demorada evolução?

Dependendo da evolução, merecimento que nada tem a ver com evolução, estilo aluno esforçado e consciente, mas que não consegue nunca um 10...vai conseguir ficar em um dos lados para aprimorar e evoluir sim.

-Somos excluídos lá e cá ou nos excluem?

Não, não vejo dessa maneira. Os Abikus  se excluem, mas podem e a cada dia estão fazendo parte aceita em todas as rodas sociais material e espiritual.

-Espiritualmente ainda estou tomando mingau, perdoe-me pelas minhas interrogações infantis/espirituais?

Estamos todos nós aprendendo a cada novo passo e se  alguém se julgar entendido,bem rabo do cavalo....

Foi uma prosa pra lá de buena, que me faz refletir  de quando em vez pois é um assunto, Abikus, que não se esgota, mas graças ao PAI clemente e misericordioso a cada dia estamos encontrando mais respostas e diminuindo as perguntas e os sofrimento.
Mas o que importa em qualquer circunstancia é amar  a todos, confiando em poucos, mas não sendo injusto com ninguém.
Guardando a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum.
Falando em inércia...
Não necessariamente...continuo sorvendo meu amargo!!!
Lembrando:
O sonho e a esperança são dois calmantes que a natureza concede ao ser humano.



Pai Jorge. (53) 3230 0598 (53) 81347154 / 8426 1526 / 9101 2827 / 9949 9946
E-mail: rakaama@vetorial.net <==> Site: www.vetorial.net/~rakaama
http:// rakaama.blogspot.com/
http://rakaamapoesias.blogspot.com/
http://peregrinorakaama.blogspot.com/
http://www.facebook.com/rakaama rakaama
Twitter @Pjrakaama
linkedin - Peregrino Rakaama pjrakaama


Um comentário:

  1. Flor de Lótus diz: Sabias palavras Peregrino, vi minha vida neste diálogo. As vezes me pergunto pq de tanto sofrimento se o coração é puro e busca respostas sempre olhando para dentro de si mesma. Se errei peço perdão, oro , ajudo e faço o bem sem olhar a quem. Mas nada vai pra frente, agradeço pelo que conquistei e por esta viva, mas a infelicidade, a frustração habita em meu peito. Ai eu pergunto: Deus..O que mas preciso aprender? A idade avança, e qnd eu menos esperar, eu já morrir.

    Um abraço Peregrino.
    Lótus.

    ResponderExcluir