Atendimento

Atendimento



Confira as melhores mensagens de bem vindo:
[red]***[/red]

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Liberdade





















LIBERDADE

A tarde esta maravilhosa, temperatura em torno de 15 graus, mas a claridade do sol, é verdadeiramente divina.
E o melhor, é de graça!!!
Sentado na carroça, tendo a volta alguns dos companheiros de caminhada na estrada da redenção, variamos de assunto, desde religião, política e futebol.
Mas Timóteo nos chama a atenção da sexta-feira 13.
Não é por medo de mula sem cabeça, nem boi-tatá, ou Maria degolada.
Mas a Abolição da escravidão no Brasil.
Alguém já pergunta se vai ter festa para os Pretos-Velhos, já que é uma tradição dos terreiros de Umbanda festejar o dia 13 de maio como dia dos pretos velhos e Oxum.
A igreja vai de nossa senhora do Rosário de Fátima.
Timóteo, solta o verbo aos olhares atentos de outros que se aproximam.
A roda esta feita e vai render. Já estou acostumado, pois começam com política, depois vem perguntas e depois vem pedidos de macumba, nesse caso para as Almas dos pretos velhos.
Ser escravo, submisso não é estar algemado e sim sem condições culturais de raciocinar e executar a própria liberdade.
Lei número 3.353 de 13 de maio de 1888
"Declara extinta a escravidão no Brasil".
Se escravidão for sinônimo de sofrimento, a abolição em nada mudou em termos de destino para o negro.
Até hoje em pleno século XXI as mentes continuam bitoladas.
Só existe um tipo de liberdade.
A liberdade adquirida através do conhecimento, da cultura e do trabalho digno, responsável e independente.
Você vê condições disso no Brasil???
Abolição oficial só serviu para descartar de maneira oficial a mão-de-obra que já se tornara cara e trazia muitas complicações disciplinares, além da miscigenação.
O barato, ou sem custo era dar trabalho para imigrantes europeus que falidos em seus paises buscavam trabalho e terras em um país que até hoje é generoso com os de fora e enterra os próprios filhos.

E no caso dos negros,o sistema de cotas deixa bem claro que ele não tem capacidade.
Pois se tivesse disputaria de maneira igual.
Continua usando o outra lado da rua,ou melhor a outra porta de entrada,a dos coitadinhos,diferentes,entrando de maneira discriminatória.Sim senhor.
Sou negro,e sou contra cotas separatistas.
Estamos fazendo a paz no Haiti, e nas ruas do Brasil?
Desarmamos quem não usa e facilitamos os que usam.
Sem reação.
O maior problema começou aí, pois sempre foram os negros impedidos de evoluir, privados não apenas de cultura mas até mesmo de raciocínio mais avançado, de expressão, progressivo visando uma organização racional.
Ficaram perdidos e pior que ser trabalhador com coleira e dono, a moda bixo, começaram os libertos, ser escória e a marginalização se instalou.
Lei da abolição, como as leis que temos hoje como Maria da Penha, estatutos do idoso, deficiente, e, tantas outras, inibem a lei maior que diz que todos somos iguais perante a lei.
Não vejo nessa lei algo que diga que a cor de um ou de outro faz o cidadão ser melhor ou pior.
Reside aí: na LEI o problema, pois os magistrados em sua maior parte estão comprometida com o modismo.
Com o conchavo do "QI", ficando sim, e com certeza a justiça cega.
As leis e estatutos foram desde o passado usados para manipular, mascarar o que realmente acontece e sempre com um verdadeiro estardalhaço para que os menos avisados só percebam o merengue e não o recheio.
Então comemorar abolição é o mesmo que comemorar a ocupação do morro do alemão no Rio, o da Restinga em Porto Alegre e a Castelo Branco 1 e 2 em Rio Grande.
Alguns embolsam verbas e os problemas, bem continuam, pois já estão incrustados.
Estrutura para melhorar a cidadania, nem pensar... inclusão...exclusão?!
Paciência.
Esta palavra é a chave, talvez de ser tão festejados os pretos velhos, mais que a própria lei Áurea.
Foi preciso que os escravos após receberam seus indultos conseguissem se organizar como cidadões discriminados. Paciência.
Glórinha pergunta qual a ligação dos pretos velhos com os escravos.

E realmente é uma pergunta muito boa, pois os escravos desencarnaram alguns a 200 anos atrás, outros a 100, de qualquer forma já tiveram tempo de reencarnarem talvez uma ou duas vezes.
Mas o importante é ter a certeza que os ensinamentos espirituais que hoje utilizamos em torno de 40 % são oriundas do tempo da escravidão.
Não podemos querer ser nostálgicos e atribuir a eles os conhecimentos vigentes no candomblé.
Claro que não, pois acima de tudo não podemos esquecer a marginalização que a Santíssima executou em cima dos negros e dos índios.
Mistificaram, assustaram, marginalizaram o que de mais inofensivo existia nas religiões.
O que ficou, mesclou-se e lentamente esta evoluindo, tentando juntar e colar o grande mosaico espiritual.
Os Pretos-velhos são na totalidade entidades em evolução que receberam de Olodumaré a missão de ajudar com seus conhecimento de partilha, paz, harmonia e paciência a superar obstáculos que para nós são intransponíveis.
Claro que eles também estão resgatando dívidas.
Ricardo pergunta de sopetão, se só os negros foram escravizados.
Claro que não, pois no Brasil os silvículas passaram por situação piores.
A história deixa bem claro que a maioria sempre escraviza a minoria desde os tempos do Egito Antigo.
Mas não importa quem foi primeiro, e qual povo será o último.

Os Pretos-velhos são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos seus filhos.
São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria geralmente ligados ao Orixá Bará por serem Almas e a Oxum, embora estejam vinculados as demais entidades, servindo de intermediários entre o mais alto e nós.
São mandingueiros poderosos, com seu olhar perscrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.
Com suas guias de lágrimas de nossa senhora, entre os dedos, vão conversando com sua fala mansa.
São os Mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito.
Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional.
Os Pretos Velhos se intitulam Tios e Tias, Pais e Mães, Avôs e Avós todos com a forma do idoso.
Sua forma idosa representa a sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua característica de ex-escravo passa a simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença em melhores dias.
-Marinalda indaga se pode um espírito que tenha sido de outra cor que não a negra se identificar como se fosse preto velho.
Na realidade algumas dessas entidades tiveram no período de escravidão condições de resgatar dividas já adquiridas ao longo da evolução, não foi a primeira encarnação com certeza nas senzalas, mesmo que hoje se tenha dó, do sofrimento, eles com certeza traziam no seus espíritos a energia necessária para a superação cumprindo assim a lei do karma. Causa e efeito.
Não começou ali, apenas foi uma passagem.
Pode com certeza, as entidades da legião dos pretos-velhos em outras encarnações terem sido brancas, amarelas, azuis ou lilases, apresentarem-se como escravos negros por terem sua passagem em algum período não ficando presos a desorganização mental, intelectual nem maculando seu espírito com o orgulho que fundou as castas e os estúpidos tratamento preconceituoso dado a indivíduos de certos grupos sociais, étnicos, etc.
Mas será sexta-feira 13, dia de louvação... prenda minha...
Acenda uma velinha para o neguinho do pastoreio para que ela escancare a porteira para sua felicidade.
Fé, Paciência, Respeito, Humildade, que nesse dia dos pretos-velhos, possa são Bento, inspirar principalmente a juventude a não estragar sua jornada repetindo erros do passado, encurtando sua estada por não conseguir deixar as mágoa do pretérito guardada na gaveta do nunca mais, ou no armário dos já resolvidos.
Sob a bandeira da solidariedade a família do Daniel doou seus órgão depois e ter sido confirmada sua morte cerebral, motivada por um projétil de arma de fogo.
Que fique o alerta para os jovens.
Que entendam que fazer pirraça, desaforo "pros" velhos não resulta em vantagem.
Que a lição dos pretos-velhos escravos, que sofreram todo tipo de martírio no cativeiro entre no cérebro dos jovens e acalente seus corações:
Fé, Paciência, Respeito, Humildade.
Resolver as coisas em brigas, em grupos, querer se firmar perante os demais jovens se fazendo de mais forte, mais macho... o que adianta.
Os covardes seguem e os valentes repetem, repetem e vão se juntar com os quiumbas.

Por solicitação de amigos do garoto de 15 anos, nos empenhamos junto com caminhantes iniciados pedindo Agô a Xapanã através de são Bento...
Ó glorioso Patriarca São Bento,
que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados,
fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão,
obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições,
que nas famílias reine a paz e a tranquilidade;
que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado e a dor do sofrimento. Alcançai do Senhor a graça de recuperar as forças físicas e espirituais de....para o qual suplicamos sua interferência para que se recupere o mais breve possivel .
Amém.

...mas estava escrito.

Negligência não combina com clemência.
Não adiantou, para o jovem só restou...

Aos Que Partem Para A Eternidade

Pai, escolhestes esta hora para levar este
espírito novamente para junto de Vós.
Pedimos Senhor, que lhe dê um despertar
sereno, que esta alma aceite a Vossa
Santíssima vontade sem revolta,
compreendendo que retornar ao verdadeiro
lar é Ter cumprido na Terra a missão que
lhe havia sido confiada.
Daí o Vosso perdão e Vosso amor a
esse que nos deixa;
Recebei-o em Vosso regaço como se ainda
fosse uma criança, para que ele não se sinta
só.
Permiti, Pai, que Vossos mensageiros
possam prestar o auxilio tão precioso, dando
a compreensão necessária, a fé e a luz
para que este espírito encontre o seu
verdadeiro caminho.
Que, ao despertar,
saiba confiar a Vós a guarda daqueles que
amou e deixou na Terra.
Pai, envolvei este espírito com todo nosso
amor e daí a ele a Vossa paz.
Que assim seja.

Lucinha me apareceu com uma caderneta para tomar nota de uns ebós para agradar as entidades na sexta-feira treze, e para o dia dos pretos-véios.
Caminhantes, os ebós das entidades são as comidas específicas de cada Orixá e para cada finalidade, que para serem preparadas são submetidas a um verdadeiro ritual. Esses alimentos depois de prontos são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas, durante a festa ou no final, em grande parte são distribuídas para todos os presentes, são chamadas comida de axé, pois acredita-se que o Orixá aceitou a oferenda e impregnou de axé as mesmas.

Eis então algumas das principais comidas "pros" velhos:
Prepare uma mesa colocando em seu peji ou em local reservado uma toalha xadrez, de preferência com as cores preta, vermelha, verde, amarela e branca.


-9 CHÍCARAS COM PIRES.
-9 PRATINHO.
-1 VASO COM FLORES VARIADAS.
-9 COPOS.
-VINHO MOSCATEL.
-VINHO TINTO.
-ÁGUA MINERAL SEM GÁS.
-9 PAEZINHOS.
-1 TIGELA DE AMBROSIA.
-CAFÉ PASSADO, FORTE. QUENTE.
-9 VELAS DE SEBO OU BRANCA.

Este material deve ser preparado e disposto de maneira deixar a mesa bonita.Use a imaginação.
É importante que você use a imaginação e abaixo estão dicas de comidas de agrado das entidades em questão.


ARROZ COMPLETO
MATERIAL :

-2 KG DE ARROZ BRANCO.
-240 GRS DE BACON.
-300 GRS DE CARNE SECA.(CHARQUE)
-210 GRS DE LINGUIÇA CALABRESA DEFUMADA.
-210 GRS DE LINGUIÇA MISTA.
-CEBOLA SECA.
-ALHO.
-50 ML DE AZEITE DOCE.
-TEMPERO VERDE.
-AZEITONA PRETA.

PROCEDIMENTO :

Corte a Carne Seca em cubo e ferva 2 vezes trocando de água a cada fervura para retirar o excesso de sal.
Fritar o bacon até dourar e reserve, frite as lingüiças e reserve.
Em seguida colocar na gordura do bacon e da lingüiça, o alho e depois a cebola e deixe refogar até dar o ponto.
Em seguida coloque a carne seca, a lingüiça e o bacon, deixe dar uma boa refogada depois coloque o arroz, e frite.
Coloque a água fria 3 dedos acima do arroz mantenha a panelas fechada até ferver, após destape até começar a secar. Quando começar a secar baixe o fogo, tampe a panela.
Quando estiver quase seco, apague o fogo, misture o tempero verde picado.
Coloque em tigela branca.
RABADA

MATERIAL :
-1 RABADA BOVINA.
-CEBOLA SECA-
-AZEITE-DE-DENDÊ.
-MOSTARDA.
-FARINHA DE MILHO DA GROSSA.
-TIGELA BRANCA.

PROCEDIMENTO :
Cozinhe a mostarda com cebola e dendê.
Em uma panela separada faça um refogado de cebola dendê, separe as folhas maiores de mostarda e corte o restante bem fininhas.
Utilize a água do cozimento da rabada e adicione o fubá, faça uma polenta, colocando por cima das folhas de mostarda.

BOLO DE FUBÁ
MATERIAL :

-1 XÍCARA (DE CHÁ) DE FUBÁ.
-1 XÍCARA (DE CHÁ) DE FARINHA DE TRIGO.
-1 XÍCARA (DE CHÁ) DE AÇÚCAR.
-1 XÍCARA (DE CHÁ) DE LEITE.
-4 COLHERES (DE SOPA) DE BANHA .
-1 ½ (UMA E MEIA) COLHER (DE SOPA) DE PÓ ROYAL.
-½ (MEIA) COLHER (DE CHÁ) DE SAL.
-2 OVOS.
-CANELA EM PÓ A GOSTO.

PROCEDIMENTO :
Esquentar o forno a 180 graus..
Peneirar e medir os ingredientes secos.
Peneirar juntos esses ingredientes.
Misturar em outra vasilha os ingredientes líquidos: ovos ligeiramente batidos, leite e gordura derretida.
Acrescentar, aos poucos, os ingredientes líquidos aos secos, misturando bem até a massa ficar homogênea.
Despejar em forma untado com banha.
Assar em forno quente.
Passar canela com açúcar refinado sobre a superfície do bolo ainda quente.
Desenformar depois de frio.

FAROFA DE CARNE SECA

MATERIAL :
-3 XÍCARAS (CHÁ) DE CARNE SECA.
-AZEITE DOCE.
-1 CEBOLA GRANDE.
-1 DENTE DE ALHO.
-2 XÍCARAS (CHÁ) DE FARINHA DE MANDIOCA TORRADA.
-1 MAÇO TEMPERO VERDE.
-2 PIMENTAS VERMELHAS PICADAS.

PREPARO :
Deixe a carne seca de molho por uma noite .
Troque a água e cozinhe por 30 minutos em panela de pressão .
Deixe esfriar e desfie a carne.
A parte, aqueça o azeite doce e doure a cebola.
Acrescente o alho e a carne seca, deixando por alguns minutos para que a carne absorva bem o sabor dos temperos.
Junte a farinha, mexa bem e retire do fogo.
Acrescente o tempero verde picado e a pimenta, misture.

BOLINHO DE CHUVA

MATERIAL :
-2 COLHERES DE SOPA DE MARGARINA.
-180 GR DE AÇÚCAR.
-2 OVOS.
-1 COLHER SOBREMESA DE FERMENTO QUÍMICO EM PÓ.
-2 1/2 XÍCARAS DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO.
-1 COLHER CHÁ DE CANELA EM PÓ.
-1/2 COLHER CHÁ DE SAL.
-1 XÍCARA CHÁ DE LEITE.
- ÓLEO DE SOJA PARA FRITAR.

PROCEDIMENTO :
Bata o açúcar com a margarina e junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre.
Peneire juntos a farinha, o fermento, a canela e o sal, acrescentando-os a mistura, alternando com o leite. Misture bem e frite cada bolinho de chuva às colheradas em óleo quente, até que dourem de todos os lados. Retire os bolinhos e os deixe escorrer em papel absorvente, envolvendo-os em açúcar e canela.
Esta aí ,uma mesa para preto velho nenhum colocar defeito.
Aproveito que estão todos ligados na conversa para um minuto de oração:

ORAÇÃO DOS PRETOS VELHOS




Senhor, Nosso Pai, que sois o Poder, a Bondade, a Misericórdia, olhai por aqueles que acreditam em Vós e esperam por vossa bondade, poder e misericórdia.
Dá Pai, aos que vacilam ao Vosso Poder, na Vossa Misericórdia e Bondade, a clareza de pensamento e abri-lhes, Senhor, os olhos para que pratiquem sempre o bem, a caridade para com os outros dentro da humildade de Vossa Sabedoria, reconhecendo assim a Vossa Existência, Poder e Misericórdia, bem assim, o Vosso Reino. Senhor, perdoa aqueles que a escuridão ainda não deixou ver os erros cometidos na sua passagem terrena.
Dá, Senhor, a eles que sofrem a luz de Seu imenso Amor e da Sua Sabedoria.
Que a sua luz nos ilumine neste mundo e em outros que ainda desconhecemos, e em todos os lugares por onde passarmos nos proteja.
Oh ! Meu Pai Santíssimo !!
A nós pecadores, aceita o nosso arrependimento dos erros que temos cometido.
Pai, pela sua sagrada bondade e paixão, consenti que caminhe até vós pelo caminho da perfeição.
Dá Senhor, orientação perfeita no caminho da virtude, único caminho pelo qual devemos trilhar.
Misericórdia aos nossos inimigos.
Perdão a todos os nossos erros, e que Vossa Bondade não nos falte hoje e sempre…

Amém”.
E-mail:rakaama@vetorial.net <==> Site: www.vetorialnet.com.br/~rakaama http://rakaama.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário